Conheça as bandas que se apresentam no Festival Jambolada nesta sexta, 23/10

01h20 - Pato Fu (MG)



Para a alegria geral da nação, o Pato Fu, um dos maiores nomes da música independente mineira e nacional, continua acreditando que a ordem do dia é criar, criar, criar. Em seu nono disco, "Daqui Pro Futuro", a banda traz 12 canções, sendo 11 inéditas, e muita elaboração. Sem preguiça, sem acomodação, e mais independentes do que nunca. É em ritmo de lançamento que o Pato Fu vem a Uberlândia para fechar a primeira noite de shows do Festival Jambolada 2009.

Pela turnê "Daqui Pro Futuro", o Pato Fu tem rodado o país com a consagrada Fernanda Takai como vocalista; John Ulhoa nas guitarras, violões, teclados, programações e voz; Ricardo Koctus no baixo; Xande Tamietti na bateria e Lulu Camargo no piano e teclados.

Mais informações: www.patofu.com.br

00h40 - Black Drawing Chalks (GO)



 “Another rock and roll band” é uma boa definição para o Black Drawing Chalks. O clichê, que os meninos não fazem questão de dissimular, começa com a história da formação da banda, uma idéia fermentada desde 2005 na cabeça de quatro garotos e que termina em letras sobre o tema preferido deles: bebidas e mulheres.

Com apenas quatro anos de estrada, a banda já está fazendo história, seja com o aclamado segundo álbum “Life Is a Big Holiday For Us”, a constante presença em festivais do cenário independente (tendo oportunidade de abrirem para ídolos como Motörhead e Eagles Of Death Metal) ou as 3 indicações que levou no VMB 2009 - Aposta MTV, Rock Alternativo e Videoclipe do Ano. Resumindo, Black Drawing Chalks faz o tipo de música que você escutava quando tinha 20 anos de idade, tudo estava bem e a única preocupação era o dinheiro para a cerveja e conseguir pegar o máximo de garotas possíveis.

Mais informações: http://www.myspace.com/blackdrawingchalks

00h10 - Ophelia and the Tree (MG)



A banda Ophelia and the Tree foi formada em julho 2008 e já começa a contar a primeira página de sua história. O vocal e a composição das letras veio da mente tanto nostálgica quanto perigosa - feita de amor pop e história em quadrinhos - de Camila Franco, e com ela levou os outros personagens, todos eles protagonistas dessa narrativa tão bem feita. Na guitarra, Thiago Fontes, na bateria Gabriel Félix, Alex no baixo, Bim no violão, Bernardo no piano, e Rafa Rays no violino. A melodia se confunde com um romance. Desses que encontramos atrás do espelho, andando por tijolos amarelos ou caindo num sono profundo. Ophelia seguida de um cenário que suspira aos ouvidos. 'Some sugar' para os seus ouvidos. Poesia para escutar 'over and over again'.

Mais informações: www.myspace.com/opheliaandthetree

23h40 - DJ Tudo e a Garrafada (SP)



DJ Tudo é uma das variantes artísticas de Alfredo Bello, músico, produtor e pesquisador de cultura tradicional e contemporânea. Acompanhou e/ou gravou com vários artistas como: Lee Scratch Perry, Otto, Junio Barreto, Marku Ribas, Adrian Sherwood, Projeto Cru, Ortinho, Dona Zica, Pedra Branca, Apollo 9 entre outros. Está há 20 anos envolvido no meio cultural, participando de projetos, gravações e shows. Graduou-se em Música pela Universidade de Brasília em 2008 lançou o seu primeiro trabalho como DJ Tudo.

Saindo do forno, o CD "Garrafada" é um dos lançamentos do selo "Mundo Melhor" e chega ao mercado trazendo a diversidade da música brasileira com elementos de música contemporânea/ eletrônica, resultando numa sonoridade única. O título do CD é também o nome da banda que acompanhará o DJ Tudo, e será composta de forma mutante por: Simone Sou, Luiz Gayotto, Marcelo Monteiro, Estevan Sinkowitz, MC Graciliano Neto, Sidhs Oliveira, Chico Correa, Rubi, Tulipa Ruiz, Biu do Pife, Gero Camilo, Mestre Nico, Eduardo Nazarian, Gustavo Ruiz, Junio Barreto, Jadna Zimmermann, entre outros.

Mais informações: www.myspace.com/djtudo

23h00 - Devotos (PE)



A banda Devotos foi formada em 1988 pelo por Cannibal (baixo e voz), o Neilton (guitarra) e o Celo Brown (batereia) sob o nome "Devotos do Ódio" que foi tirado do título de um livro de José Louzeiro (1987) (Teles 2000:244). Quando a MTV começou a se captada no Recife, o sinal podia ser recebido claramente no Alto José de Pinho, os futuros membros dos Devotos já escutavam punk rock e bandas como The Smiths e The Cure junto com o punk rock de São Paulo. Conheciam os gêneros tradicionais que bandas como Chico Science e Nação Zumbi logo incorporariam aos seus sons, mas estavam interessados em tocar um estilo hardcore, rock.

Devotos já lançou seis CDs: "Agora tá Valendo" (BMG 1997), "Devotos" (Rockit!, 2000), "Hora da Batalha" (Independente, 2003), "Sobras da Batalha" (Independente, 2004- unicamente para downlod), "Flores Com Espinhos Para o Rei" (Independente, 2006) e "Devotos 20 anos" (Independente, 2009 - comemorativo dos 20 anos da banda).

Mais informações: www.devotos.com.br

22h30 - U-Ganga (MG)



Há 15 anos na estrada, o U-Ganga, que no início de carreira se chamava Ganga Zumba, faz parte da rica história do rock pesado de Minas Gerais que já revelou para o mundo grupos seminais como o Sepultura, Sarcófago, Chakal, Overdose, The Mist, entre tantos outros.

Diretamente influenciado por thrash metal e hardcore, o U-Ganga somou à essa fusão (crossover) algumas passagens mais viajantes inspiradas no dub, samplers/scratches vindos do hip-hop e uma dose extra de groove na cozinha. Em sua trajetória até aqui, já participaram de várias coletâneas e lançaram três demos e três CDs oficiais: “Atitude Lótus” de 2003 (um trabalho mais experimental e menos agressivo), “Na Trilha do Homem de Bem” de 2006 (que retomou a proposta inicial dos primeiros dias) e o novo e mais pesado trabalho “Vol. 3: Caos, Carma, Conceito”.

Mais informações: www.myspace.com/uganga

22h00 - Dissidente (MG)



Nascida em 2007 na cidade de Uberlândia-MG, a Banda Dissidente iniciou-se na estrada musical com uma proposta de reflexão dos valores, principalmente dos nossos costumes culturais. Fazendo músicas carregadas de críticas sociais, poesia e muita irreverência, a banda conseguiu em um curto espaço de tempo apresentar sua proposta ao público.

Com menos de um ano com a formação atual, a banda conseguiu compor um repertório com o tempero oitentista do rock brasileiro, além da influência psicodélica e subjetivista do rock progressivo internacional; Através do projeto aprovado pela Lei Municipal de Incentivo a Cultura, o Dissidente! lançou o álbum "À Deriva", cujas músicas devem predominar no show dentro do Festival Jambolada.

Mais informações: www.myspace.com/bandadissidente

21h30 -  Snorks (MT)



Um Power Trio no Punk Rock cuiabano. Essa é a banda Snorks, formada por Felipe Shermam (baixo e vocal), Mikhail Favalessa (guitarra) e Edson (bateria). Os Snorks falam em projetos com propriedade. Com letras que abordam situações cotidianas, a banda tem na lista de influências nomes que passam por MxPx, NOFX, Millencolin, Lagwagom, No Use For a Name, Pennywise e Strung Out. No setlist das nacionais, bandas da cena independente, como Dead Fish, Dance of Days, Nitrominds, Reffer, Street Bulldogs, Garage Fuzz, Wacky kids e Piñacolada!! Tentando passar o máximo de empolgação, energia e uma pitada de descontração, essa é a receita dos Snorks, dentro e fora dos palcos

Mais informações: www.myspace.com/snorksmt

21h00 - Maldito Sudaka (MG)



Maldito Sudaka é um grupo musical que surge em Uberlândia - MG em março de 2009. Trio formado por um mineiro, um paulista e um chileno que gostam de músicas de vários estilos, passeando por ritmos latinos, rock, samba, bossa nova, bolero, músicas étnicas e jazz.

A principal característica do grupo é trabalhar com uma musicalidade que celebra a diversidade cultural latino americana sem perder de vista os vários elementos mundiais que compõe esse rico universo musical.  O repertório do grupo mescla composições autorais do chileno Hilário, com músicas de origem cubana, peruana e chilena. Além disso, o vocalista Hilário trás uma diferente roupagem para a interpretação dos clássicos da música popular brasileira, como canções do Gilberto Gil e do Chico Buarque.  Uma banda que vem compor o cenário musical da cidade de Uberlândia, trazendo um repertório diversificado, atraindo diferentes públicos e se nutrindo com elementos de grande originalidade. Junto a Hilário, o Maldito Sudaka é formado pelo
Márcio Bonesso - experiente baixista da “média guarda de Uberlândia”,  quetocou por vários anos com figuras de grande referência como Pena Branca, EmCantar, Orquestra de Violeiros de Uberlândia, Luiz Salgado e idealizou o projeto Periferarte - e pelo estudante de percussão da UFU que se firma como a grande revelação da música uberlandense nos dois últimos anos, Jack.


Mais informações: http://maldito-sudaka.conexaovivo.com.br

20h30 - Seu Juvenal (MG)



Seu Juvenal é uma banda formada no ano de 1997, em Uberaba, MG. Rock noise, punk rock anos 70, hard rock, heavy metal, os malditos da MPB... essa é a casa do Seu Juvenal. Dessa forma, a banda caminha dentro da cena musical independente brasileira com uma vasta bagagem de influências, sempre perseguindo autenticidade e identidade própria.

Acumulando dois álbuns em sua discografia, “Guitarra de Pau Seco” (2004) e “Caixa Preta 1” (2008) e participações em festivais diversos - como o II BH indie e Flaming Night 7, em BH, Grito Rock Sabará 2009, I Festival Marreco de Patos de Minas, Novas Tendências II, de Uberaba, Seu Juvenal vem ao Jambolada para lançar o CD “Caixa Preta 2”, que nada mais é que o primeiro "Caixa Preta" remixado, com 1 faixa bônus e masterizado em SP por Fernando Seixlack, baterista da banda Elma. Este CD será lançado pelo selo “Valvulado Discos”, de Uberlândia.

Mais informações: www.myspace.com/seujuvenal

20h00 - Os Patto (MG)



A banda de reggae Os Patto - de Araxá, Minas Gerais - é formada pelos irmãos Diogo Patto (baterista e programador de samples), Rodrigo Patto (baixista) e Lucas Patto (vocalista e guitarrista da banda).

Essa família conta com influências de Bob Marley e Dub em suas músicas. Apresentam o cada vez mais globalizado reggae, com letras que falam sobre a natureza e o contexto de onde vivemos. Neste ano, a banda lançou seu primeiro EP "Os Patto – Reggae de Minas", contendo 5 faixas inéditas. Além disso, os membros da banda fazem parte do Coletivo Megalozebu, iniciativa cultural que vem apoiando o cenário da música independente em Uberaba, Minas Gerais.

Mais informações: www.myspace.com/ospattomusic

19h30 - Soprones (MG)



A banda SOPRONES foi formada em 2008 com o objetivo de mostrar a inquietação política e social dos seus integrantes através da música. O primeiro trabalho do grupo é o EP “Mão Imunda”, lançado em 2008, com seis músicas recheadas de distorção, fúria e criatividade.

Clayton Souza (voz), Andrey Meoli (guitarra), Ricardo Carburas (baixo) e Danilo Baliza (bateria) enfiam o dedo nas feridas da sociedade sem medo. Apresentam em suas canções letras fortes e diretas, com sonoridade agressiva característica dos estilos punk rock e hardcore crossover.

Com apresentações cheias de energia e pegada, a banda norte mineira tem na performance ao vivo o seu ponto forte. Mesmo com pouco tempo de existência a banda Soprones vem colhendo elogios e recebendo prêmios, como o de “Banda Revelação do Festival Palco do Rock 2009” (Salvador - BA).

Mais informações: www.soprones.com / www.myspace.com/soprones

19h00 - Waldi e Redson (GO)



Dois garotos que se conheceram desde barrigudinhos nas redondezas de Gurinhatã. Cantarolavam a madrugada toda duelando com as gaivotas e caçando onça pintada. Waldi nasceu em Senador Canedo, filho dos melhores caçadores da redondeza, sempre conviveu com armas e muito sangue. Redson quando garoto era sozinho. Gostava mesmo era de brincar sozinho com fogo no meio da plantação de mandioca do ranchinho de seus pais no Barrerinho. Desde quando os dois se encontraram nunca mais deixaram de ser amigos. A dupla surgiu naturalmente. Sempre faziam sucesso quando cantarolavam em festas de amigos. Decidiram então mudar pra Goiânia para realizarem o sonho de gravar o seu primeiro disco. Junto com eles, levaram também seus amigos de infância: João Dinheiro, Barrabás, Míguell Navalha, Pito Bang-Bang, Tony Sedex, Jáqueson Daniel e Defunto Sáter.

Mais informações:  www.myspace.com/waldieredson

0 comentários:

Postar um comentário