Workshop: dicas de produção e divulgação de bandas novas

Workshop + bate papo no Festival Jambolada em Uberlândia
com Rodrigo Lariú e todos na platéia
11 de setembro – quinta - 19h - entrada franca
Goma – av. Floriano Peixoto, 12 - 32244-7047
Uberlândia / MG


Dentro das inúmeras atividades do Festival Jambolada, fui convidado para repetir o workshop realizado em agosto no Festival Calango (Cuiabá) e em maio no Festival Casarão (em Porto Velho) onde dei dicas para bandas novas. Em Porto Velho, o bate-papo se chamou "No Divã com Lariú" porque no Festival Varadouro de 2007, também numa mesa-redonda, eu falei que as bandas independentes reclamavam muito e esqueciam de olhar para si mesmas, que seria bom se todas começassem a fazer psicanálise...

Não é tão grave assim mas não deixa de ser uma verdade. A maioria dos novos artistas reclamam muito que nunca têm espaço para shows, que a imprensa não os divulgam, que não há espaço em rádio... Mas poucos destes artistas conseguem olhar criticamente para sua produção e identificar o que pode estar errado no seu jeito de trabalhar.

O workshop começa bem do início: porque as pessoas montam bandas? E o que elas esperam destas bandas? Partindo de perguntas aparentemente idiotas como esta, o bate-papo que proponho se baseia em ajudar cada músico a responder para sí mesmo algumas perguntas básicas antes de começar a produzir qualquer coisa, meio que num passo-a-passo da produção musical independente em tempos de internet.

O brainstorm, que começa meio metafísico, logo evolui para dicas práticas, tipo como dar nome a sua banda (evite super-alguma-coisa, ou stereo-não-sei-que-lá), quantas músicas gravar, como registrá-las, qual a melhor maneira de divulgá-las (internet X físico), como fazer contato com gravadoras, produtores de shows e imprensa, como formatar arquivos de áudio e texto para mandar pela internet, e por ai vai. Dura mais ou menos 2h...

A intenção é sugerir ações e ouvir dos presentes críticas e ponderações. Longe de achar que eu sei tudo, ou que sei fazer melhor que os outros. É que em tempos de mudanças, as melhores idéias não são fórmulas. Não vou passar nenhuma receita para o sucesso, apenas algumas idéias de quem trabalha com produção para novas bandas há muito tempo...

E poe tempo nisso: a matéria-prima para o bate-papo vêm da minha experiência de 19 anos à frente (e por trás também) da gravadora midsummer madness, tendo que tirar leite de pedra para divulgar minhas desconhecidas bandas parceiras. Mas, tenho também 12 anos de experiência do outro lado do balcão, como produtor e jornalista, que escreve para vários jornais, revistas e fanzines e que durante 8 anos gravou matérias com bandas novas para o jornalismo da MTV.

Ainda hoje trabalho com produção de bandas, de eventos e continuo atuando como jornalista musical. Minha gravadora, o midsummer madness, vai fazer 20 anos de vida em 2009, sou sócio-fundador da ABRAFIN (Associação Brasileira de Festivais Independentes) e produzo um programa de TV para o Canal Oi de Belo Horizonte.

No bate-papo de Uberlândia, vou passar para as pessoas presentes várias informações que considero relevantes, como exemplos de bons press-releases e kits de imprensa, listas com endereços de jornalistas e produtores que sempre escutam novas bandas e propor mini exercícios durante o workshop. A intenção é que os presentes não fiquem apenas sentados escutando, mas que participem da conversa o tempo todo.

Bem, é isso! Estou ansioso para chegar o dia, pois o papo tem sido muito bacana. Acredito que o número de lugares no workshop seja limitado, por isso, apressem-se para se inscrever.

Mais informações no site do Festival Jambolada:http://www.jambolada.com.br/
Mais informações com Rodrigo Lariú
lariu@mmrecords.com.br
http://www.mmrecords.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário