Prévias Seletivas: o Pontapé Inicial

Em pouco tempo de existência, o Festival Jambolada se tornou a grande vitrine da música independente de Minas Gerais, atraindo a atenção, em escala nacional, daqueles interessados em saber o que há de novo no cenário musical de nosso estado.

Participar do Jambolada possibilitou a muitos artistas daqui, até então conhecidos só por essas bandas, uma maior visibilidade em outras regiões do país e receber convites para shows além de nossas fronteiras.

É o caso das bandas Vandaluz e The Dead Lover’s Twisted Heart. Oriundas das Prévias Seletivas, ambas surpreenderam na última edição do Festival e, a partir daí, começaram a circular Brasil afora.

Vinda de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, o Vandaluz estreou justamente no Jambolada 2007 e já é uma realidade da cena independente mineira. De lá pra cá, a banda lançou um álbum com treze faixas e já se apresentou em Patos de Minas, Uberlândia, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Goiânia e deve circular por outros grandes festivais ainda este ano.

Por sua vez, The Dead Lover’s Twisted Heart vem de Belo Horizonte e, poucos dias após se apresentar no Jambolada em Uberlândia, já deu as caras no Festival Garimpo, de sua terra natal e, recentemente, tocaram no histórico Festival Calango, que este ano reuniu, na quente Cuiabá, artistas, jornalistas, produtores e outros vários agentes culturais do país inteiro para o Primeiro Congresso Fora do Eixo, um grande marco para a cada vez mais articulada cena independente brasileira.

Eis duas provas da atenção que as Prévias Seletivas do Jambolada merecem. Um passo importante para as bandas, o pontapé inicial para o próprio festival. O juiz apita logo mais, às 23h, no GOMA, o Jambolada 2008 começa hoje!

0 comentários:

Postar um comentário